FMI AUMENTA PARA 4,4% A PROJEÇÃO DE CRESCIMENTO PARA ECONÔMIA BRASILEIRA EM 2007

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a soma de todas as riquezas do país, para 4,4% em 2007. A ampliação foi de 0,5 ponto percentual em relação à última previsão, feita em setembro pelo fundo. Para 2008, a previsão da pesquisa Panorama Econômico Mundial, divulgada hoje (11), é de crescimento de 4,2%. Antes, a previsão era de 3,9% também para o próximo ano. Assim, o Brasil pode aproximar-se em 2007 do desempenho de seus países vizinhos.

O fundo aponta que a política monetária brasileira tem sido mais flexível nos últimos 18 meses. "E com a inflação bem contida, parece haver espaço para que o ciclo de estabilidade continue. Ao mesmo tempo, as recentes medidas anunciadas para aumentar os investimentos e baixar a taxa de juros devem impulsionar a demanda local. E recentes dados sugerem que um aumento da atividade econômica está próximo", registra o documento no trecho que analisa a América Latina.

A média de crescimento mundial para 2007 e 2008 é 4,9%. Não houve revisão da perspectiva citada pelo FMI no último relatório em setembro. Este ano, os vizinhos do Brasil devem ter crescimento menor, pela previsão do FMI: 7,5% na economia argentina, 6,2% entre os venezuelanos e 6% para os peruanos. A nova estimativa do FMI para o Brasil é semelhante àquela apresentada pelo governo federal durante o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em janeiro.

A previsão do governo é crescer 4,5% em 2007 e 5% a partir do ano que vem, mantendo o ritmo até 2010, no final do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em março, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2006. Com o novo método de cálculo adotado, o crescimento da economia do país passou de 2,9% para 3,7% e atingiu R$ 2,3 trilhões. Fonrte: Radiobrás.

Um comentário:

Daniel Pearl Bezerra disse...

“Só os muito mal-intencionados ou muito ignorantes estão se surpreendendo com os resultados das ações inéditas da Polícia Federal que estão expondo a podridão que purga no âmago e, sobretudo, nas cúpulas do Poder Judiciário brasileiro. Não é preciso ser muito informado ou antenado para deduzir de antemão que o Judiciário de um país no qual convencionou-se dizer que cadeia é só para três pes (preto, pobre e prostituta), ou que, nesse país, rico não permanece preso faça o que fizer, é um Poder corrompido de alto a baixo.”... leia o restante no blog Desabafo País todo questionamento sobre o papel do Judiciário Brasileiro. Fazemos um jornalismo independente e livre. Um forte abraço a todos, Daniel Pearl. (http://desabafopais.blogspot.com).